domingo, 14 de fevereiro de 2010

Faz do teu alimento o teu medicamento - Hipocrates

Sabe amigos, aquela velha história de que desgraça só acontece com o vizinho, com o fulano, amigo de ciclano?
então.. ha pouco mais de duas semanas minha mãe foi diagnosticada com tumor no pulmão e figado. segundo a médica, minha mae tem poucas chances de cura.

Então - sou boa cristã - acredito em milagres, acredito na cura pelo poder da oração, pelos alimentos e resolvi pesquisar tudo que possa ajudar na cura dos males do corpo, porque da alma, só muita oração e fé.

Vou postar aqui algumas pesquisas que andei fazendo sobre alimentos que ajudam a melhorar as nossas defesas, dentre eles o que me chamou bastante atenção foi o inhame.

O INHAME LIMPA O SANGUE. É um dos alimentos medicinais mais eficientes que se conhece: faz muitas impurezas do sangue saírem através da pele, dos rins, dos intestinos.

No começo do século já se usava elixir de inhame para tratar sífilis.
FORTALECE O SISTEMA IMUNOLÓGICO. Os médicos orientais recomendam comer inhame para fortificar os gânglios linfáticos, que são os postos avançados de defesa do sistema
imunológico. Curioso que a forma do inhame seja tão semelhante à dos gânglios...
EVITA MALÁRIA, DENGUE, FEBRE AMARELA

A presença do inhame no sangue permite uma reação imediata à invasão
do mosquito, neutralizando o agente causador da doença antes que ele se espalhe pelo corpo. Aldeias inteiras morreram de malária depois que as roças de inhame foram substituídas por outros plantios. É MAIS PODEROSO QUE A BATATA e tem a vantagem de ser nativo, enquanto a semente da BATATA é importada.

Inhame dá com fartura em qualquer lugar úmido. Em vez de apodrecer na cesta, como a batata, ele brota e produz mais inhames. Nas mulheres aumenta fertilidade porque contém fitoestrógenos, hormônios vegetais, importantes na menopausa e após. MEDICINAL É O PEQUENO, CABELUDO Marronzinho por fora, com a pele variando de roxo a branco. Existem ainda o inhame do norte e o cará, maiores e mais lisos, que são muito bons para comer mas não têm o mesmo poder curativo do inhaminho (também chamado de inhame chinês).A FOLHA PARECE COM A TAIOBAÉ da mesma família; ao contrário do que se pensa, a folha do inhame também serve para comer, cozida ou refogada. Às vezes pica muito, como a taioba.

OS OUTROS NOMES DO INHAME:
Em latim, infelizmente, é colocasia esculenta. Na África e na América do Norte se chama taro , na América Central é ñame ou otoe, na França é igname, na Índia albi, no Japão sato-imo, no Caribe malanga ou yautia.
E cará, em inglês, é yam.


texto: http://correcotia.com/inhame/
http://www.soniahirsch.com/2010/04/cozinha-medicinal-emplastro-de-inhame.html

Um comentário:

  1. Oi, Cacau,
    seria interessante colocar a fonte da sua pesquisa. Esse texto é da Sonia Hirsch e no blog dela tem muitas outras dicas legais, sempre com esse texto gostoso de ler:
    http://soniahirsch.com

    Ela tem também um site onde põe à disposição capítulos inteiros dos livros dela.

    Ficam aqui as dicas pra você e seus leitores.

    Aqui está o link que cai direto neste texto: http://correcotia.com/inhame/
    E aqui o link do texto publicado no blog: http://www.soniahirsch.com/2010/04/cozinha-medicinal-emplastro-de-inhame.html

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário

Vamos falar da arte?

  Durante muito tempo, vivi sufocada por não conseguir praticar a arte e vivê-la como ela merece. Sou bruxa. Fato. Já fui católica, catequis...